Conheça melhor os itens do sistema de freios e seus prazos de manutenção

    Conheça melhor os itens do sistema de freios e seus prazos de manutenção

    Um sistema complexo que transforma a pressão do seu pé em pressão hidráulica, acionando as rodas e fazendo o veículo parar. Estamos falando do sistema de freios, composto por várias peças que garantem a segurança na condução do seu carro.Conheça agora os itens que compõem o sistema de freios e seus prazos de manutenção

    Disco de freio
    O Disco de freio faz contato com as pastilhas, podendo estar presente tanto na parte dianteira como na traseira do veículo. O principal problema é o desgaste dos mesmos que podem estar quebrados, tortos ou gastos, causando trepidações na hora de frear.Quanto à manutenção não existe prazo para troca. Eles podem ser retificados em caso de desgaste desde que se observe a espessura mínima recomendada pelo fabricante.

    Tambor de Freio
    O tambor fica nas rodas traseiras ao redor das lonas de freio. Assim que o freio é acionado a lona toca no tambor para parar as rodas traseiras.O maior problema, assim como os discos de freio é o desgaste. Não existe prazo para troca e podem ser retificados observando as informações do fabricante.

    Pastilhas de Freio
    As pastilhas de freio são plaquetas que ficam em contato com o disco de freio. Assim que o sistema é acionado as pastilhas são pressionadas contra o disco fazendo o carro parar.O desgaste torna o poder de frenagem menor, isso pode ser sentido pelo pedal. Geralmente a troca não ocorre antes de 20 mil quilômetros, porém depende do uso do motorista.

    Lonas de Freio
    Possuem a função de fazer o atrito com os tambores de freio além de travar as rodas quando o freio de mão é acionado. O principal fator que pode atrapalhar o desempenho das lonas é o desgaste natural que diminui o poder de frenagem.Geralmente a troca ocorre após 50 mil quilômetros, mas assim como as pastilhas depende da forma de uso.

    Cilindro mestre
    Abastece o sistema de freio com fluido do reservatório e transforma a pressão exercida no pedal em pressão hidráulica. Pode ocorrer problema de corrosão interna por uso de fluido contaminado com água ou vencido.O Cilindro mestre dura mais de 100 mil quilômetros, mas para que isso ocorra é importante a troca do fluido de freio a cada 10 mil quilômetros.

    Servo Freio
    O servo freio usa vácuo do motor para multiplicar a força que seu pé aplica ao cilindro mestre. Sem ele seria praticamente impossível parar o carro. Em caso de defeito o pedal costuma ficar pesado.Essa peça não precisa passar por manutenção e deve ser trocada somente se apresentar defeito. A média de durabilidade é de 120 a 200 mil quilômetros.

    Cabos e mangueiras
    Dutos que levam o fluído do cilindro mestre para as rodas. São condutores de extrema importância, pois se romperem o carro pode ficar sem freio.Não existe prazo para troca, no entanto devem ser checados em todas as revisões. Trocando o fluido a cada 10 mil quilômetros existe uma menor chance de corrosão nas peças.

     
    Todos os itens do sistema de freio são importantes para seu correto funcionamento. Fique atento ao comportamento do seu veículo e ao notar algo estranho procure sua oficina de confiança.
     
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