Manutenção preventiva. 7 itens importantes que devem ser verificados.

Manutenção preventiva. 7 itens importantes que devem ser verificados.

Hoje em dia não é difícil encontrar motoristas que sabem da importância da manutenção preventiva em seus veículos. Especialistas dizem que esse tipo de manutenção é no mínimo 40% mais barata que a corretiva (conserto).
Além da economia, a manutenção preventiva proporciona segurança ao dirigir. Dados da Polícia Rodoviária Federal apontam que 5% dos acidentes em estradas brasileiras ocorrem por falha mecânica. Apesar de ser um procedimento relativamente comum, ainda existem dúvidas sobre quais itens realmente ficar atento na hora da manutenção. Listamos abaixo os principais, confira.

Freios
Importante verificar o nível do fluido de freio e se existem vazamentos. Caso o motorista note ruídos, pedal duro, perda de eficiência ou trepidações peça a sua oficina de confiança uma avaliação mais detalhada.

Suspensão
O sistema de suspensão é tão importante quanto os freios, assim devem ser inspecionados amortecedores, molas, buchas, bandejas, pivôs e terminais.

Velas e Cabos
Quando velas e cabos apresentam falhas, pode ocorrer o desgaste prematuro e comprometer a vida útil de outros componentes. A maioria dos fabricantes indica a troca dos cabos a cada 50 mil km e a verificação da condição das velas a cada 10 mil km.

Radiador
O líquido de arrefecimento do radiador tem uma data limite de troca que deve ser respeitada. Peça para seu mecânico verificar itens como vávula termostática do radioador, da bomba d`água, da ventoinha e dos marcadores de temperatura do painel.

Sistema elétrico, faróis e lâmpadas
Nesse item dê uma atenção especial a bateria, motor de partida, alternador e em todas as lâmpadas e fusíveis do carro

Correia Dentada
A cada 50 mil km é importante trocar a correia dentada segundo os fabricantes, porém uma verificação a cada 15 mil km pode evitar surpresas desagradáveis e garantir a segurança. O rompimento dessa peça pode danificar gravemente o motor.

Pneus
É de fundamental importância manter os pneus calibrados, inclusive o estepe. Alinhamento e balanceamento devem estar em dia e pode ser feito rodízio entre os pneus.

O mais importante é manter uma periodicidade na verificação desses e outros itens como embreagem, escapamento e injeção eletrônica. Prevenindo, você não coloca sua vida em risco e ainda economiza.