O sistema de suspensão veicular está ligado diretamente com a segurança ao garantir estabilidade, e conforto ao absorver impacto de obstáculos como lombadas, buracos e outras irregularidades da pista.O principal componente do sistema de suspensão é o amortecedor, que liga a suspensão com a carroceria e controla o movimento das molas do veículo fazendo assim com que os pneus mantenham o máximo de contato possível com o solo. Pelo fato de não existir manutenção dos amortecedores, é necessário a realização de vistorias e ainda seguir alguns cuidados para evitar transtornos e comprometimento da segurança ao dirigir.
Inspeção periódica
Os dois itens principais da suspensão (mola e amortecedor), devem ser inspecionados a cada 10 mil quilômetros ou 6 meses e a troca média recomendada pelos fabricantes acontece aos 40 mil quilômetros.
Porém é possível que esses e outros itens da suspensão cheguem em perfeito funcionamento aos 50 mil quilômetros ou mais dependendo de como o motorista anda, assim é importante que utilize uma oficina de confiança para acompanhamento.
Cuidados ao lavar o veículo
No processo de lavagem e lubrificação da suspensão do veículo faz-se necessário cuidados para garantir melhor desempenho e maior vida útil dos componentes de borracha.
Deve ser evitado derivados de petróleo que atacam quimicamente esses componentes e utilizado sabão e detergente desde que sejam neutros.
Alinhamento e balanceamento de rodas
As vezes deixado em segundo plano, o alinhamento e balanceamento das rodas ajudam no combate ao desgaste prematuro do amortecedor.
Cuidados Gerais
O seu estilo de dirigir somado a atenção e cuidado com o veículo sempre ajudam a evitar desgastes desnecessários em componentes e ainda economizar dinheiro. No caso da suspensão é recomendado não ultrapassar o limite de carga, não passar em alta velocidade em lombadas, ter cuidados em ruas esburacadas e não rebaixar ou elevar a suspensão podem significar mais economia e segurança.
A observação do motorista aliada a manutenção preventiva é uma das armas mais valiosas para evitar surpresas desagradáveis, por isso no caso da suspensão fique atento a sinais como por exemplo dificuldades de controlar o veículo nas curvas, se o desgaste dos pneus está normal ou mais acelerado do que deveria, observe se o veículo está com balanço excessivo em arrancadas, freadas e lombadas e ainda se existe barulho ou vazamento de fluido.